O secretário Municipal da Pessoa com Deficiência (SEPED), Marcos Aurélio da Silva, irá usar a tribuna na sessão ordinária da Câmara de Maringá desta terça-feira, 23, para falar sobre o projeto “Espectros em Movimento”, premiado por contribuir com a inclusão, acessibilidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência. O convite para a participação dele na sessão foi da vereadora Akemi Nishimori (PSD).
O projeto oferece uma sala multissensorial em um contêiner adaptado que é instalado nos principais eventos culturais, turísticos, esportivos e escolares do Município. O espaço tem como objetivo acolher pessoas neurodivergentes e com transtorno do espectro autista proporcionando um refúgio seguro para a hipersensibilidade sensorial.
O contêiner conta com estímulos visuais e táteis, iluminação adaptada, pufes, tubos de bolhas e piscinas de bolinha e oferece suporte para a regulação sensorial. Também oferece, em alguns momentos, orientações e atendimentos em terapia ocupacional em parceria com institutos de ensino superior.
O projeto conquistou o 1º lugar no prêmio internacional InovaCidade 2026 voltado para cidades inteligentes e inclusivas. A iniciativa já atendeu mais de 1,5 mil famílias.
Participe das ações da Câmara de Maringá:
Envie suas sugestões e opiniões aos vereadores. Acompanhe o debate, participe e dê sua contribuição.
Acesse as redes sociais da Câmara Municipal de Maringá no Instagram (@camara.maringa) e no Facebook (camaramunicipal.demaringa) e deixe seu comentário sobre o tema.
Câmara de Vereadores com você!
Câmara de Vereadores com você!