Maringá, 17 de agosto de 2022

CÂMARA MUNICIPAL
DE MARINGÁ

Sala de Imprensa
Coordenadora do Projeto Abrindo Gavetas e mestre de capoeira falam aos vereadores sobre a capoeira
Assessoria de Imprensa - CMM 04/08/2022

A coordenadora do Projeto Abrindo Gavetas, professora Maria Vergínia Gonçalves, e a mestre de capoeira, Lisandra Sucena, falaram aos vereadores de Maringá sobre capoeira. No dia 3 de agosto foi celebrado o Dia do Capoeirista. O convite para a participação na sessão desta quinta-feira (4) foi do vereador Mário Verri.

A professora Maria Vergínia convidou a todos a prestigiarem a exposição sobre capoeira que está sendo realizada no hall de entrada da Câmara de Maringá. “A exposição mostra a capoeira local, nacional e internacional e também a divisão da capoeira em contemporânea, angola e regional. O projeto tem como principal objetivo dar visibilidade à cultura africana e afrobrasileira. Convidamos a todos a prestigiarem a nossa exposição que foi feita com muito cuidado e carinho.”

A exposição fotográfica na Câmara de Maringá é composta por fotos de seis grupos maringaenses de capoeira: Grupo Raça, Capoeira Sucena, Capoeira Betel, Grupo de Capoeira Angola (Maringá), Matamba Capoeira e Pinauna. As imagens nacionais são do Instituto Brasileiro de Capoeira e Cultura Rio de Janeiro (IBCC) e as internacionais, da Capoeira de Angola.

A mestre de capoeira Lisandra destacou a importância de se valorizar a capoeira. “A capoeira é um esporte, é cultura e arte genuinamente brasileira e preta. Ela foi reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil em 2008 e posteriormente reconhecida pelas Nações Unidas como patrimônio da humanidade. Por ser imaterial é fundamental valorizarmos os capoeiristas.”

Segundo ela, no Brasil hoje são cerca de 5 milhões de praticantes, mas Lisandra lembrou que no país a prática da capoeira já foi considerada crime. “Nos anos de 1940 constava do código penal a prática da capoeira como crime.”

A mestre contou que foi criada dentro da Associação de Capoeira e Centro Cultura Sucena e hoje dá aulas para crianças e adolescentes no local. “É uma alegria e satisfação poder passar meus conhecimentos, retribuir um pouco do que recebi. A capoeira é meu trabalho, minha cultura e minha filosofia de vida. Peço a todos que ajudem a difundir e valorizar esta arte.”

O grupo Sucena fez uma apresentação de capoeira para finalizar a fala das convidadas.

Coordenadora do Projeto Abrindo Gavetas e mestre de capoeira falam aos vereadores sobre a capoeira
A professora Maria Vergínia convidou a todos a prestigiarem a exposição sobre capoeira que está sendo realizada no hall de entrada da Câmara de Maringá
A mestre de capoeira Lisandra destacou a importância de se valorizar a capoeira.
O grupo Sucena fez uma apresentação de capoeira para finalizar a fala das convidadas
Exposição sobre capoeira está sendo realizada no hall de entrada da Câmara de Maringá
Exposição no hall de entrada da Câmara Municipal de Maringá
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná
CEP 87010-260 - Fone 44 3027-4114
Desenvolvido pela Divisão
de Tecnologia da Informação