Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Professora doutora Neusa Altoé é a mais nova Cidadã Benemérita de Maringá
Assessoria de Imprensa - CMM 09/12/2022

Os vereadores homenagearam a ex-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora doutora Neusa Altoé, com o título de Cidadã Benemérita de Maringá. A homenagem, realizada na noite desta quinta-feira, 8 de dezembro, foi proposta pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues.

Em um discurso marcado pela emoção, a homenageada lembrou o pai que integrou o Exército Brasileiro e participou da tomada de Monte Castelo na Segunda Guerra Mundial. “Meu pai sempre foi meu herói e não por conquistar territórios ou vencer guerras, mas por jamais desistir dos seus ideais.”

Neusa lembrou que os pais não tiveram educação formal, mas eram extremamente sábios. “Eles aprenderam na escola da vida, na vivência, no fazer. Acredito que os seres humanos se tornam imortais pelos filhos, pois recebemos o melhor que nossos pais deixaram e tentamos passar aos nossos filhos. E não falo de posses ou bens, falo de honra, caráter, civilidade, educação, respeito, carinho, amor, fé e tantos outros valores.”

Ela agradeceu a homenagem e destacou “hoje vocês deixaram essa pessoa que tanto ama Maringá muito mais feliz, pois posso dizer com todo orgulho que sou maringaense de coração e também Cidadã Benemérita de Maringá”.

O vice-prefeito Edson Scabora destacou que a homenagem à professora Neusa Altoé representa o reconhecimento da atuação da mulher e a importância da educação. “É muito importante manter viva a história de vida de pessoas como a professora. Trabalhar na educação no Brasil é cada dia mais importante e também um desafio. Tenho certeza que a história da professora Neusa irá inspirar muitas mulheres e homens a seguir seus sonhos.”

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues ressaltou a honra e a felicidade em poder homenagear a ex-reitora. “Hoje sou vereadora e muita me honra dizer que minha vida profissional na UEM e foram mulheres como a professora Neusa Altoé que me inspiraram, que me mostraram que as mulheres precisam ocupar espaços de poder, que isso faz diferença na sociedade, que é preciso encarar os desafios com a coragem que ela sempre encarou.”

O reitor e a vice-reitora da UEM, professor doutor Leandro Vanalli e professora doutora Giselle Mendes de Carvalho, também participaram da homenagem e destacaram a importância da ex-reitora na história da UEM.

Vanalli ressaltou que a ex-reitora trabalhou pelo crescimento da UEM com a criação de cursos e implantação de cursos em outras cidades. “A professora Neusa tem marcos na história da UEM a implantação de cursos em outras regiões, sua capacidade política de gestão da imagem da Universidade na sociedade e mais importante de tudo seu contato humano com todos os servidores e estudantes. É uma grande honra participar dessa homenagem.”

Giselle destacou que a professora Neusa é uma inspiração para meninas e mulheres. “Ela foi a primeira reitora a assumir a gestão de uma universidade no Paraná. Professora Neusa foi a precursora, abriu caminhos para outras mulheres. Nós mulheres precisamos de mais conquistas e a professora Neusa é uma inspiração para mim como mulher, professora e vice-reitora.”







Vereador Adriano Bacurau fez a leitura de um texto bíblico no início da sessão solene
Hino Nacional no início da sessão solene de homenagem a doutora Neusa Altoé
Vereador Delegado Luiz Alves fez a leitura do contido na Lei que concedeu a homenagem a professora doutora Neusa Altoé
Professora doutora Neusa Altoé recebeu a homenagem da vereadora Ana Lucia Rodrigues e Edson Scabora, vice-prefeito
A vereadora Professora Ana Lucia entregou um bouquet a homenageada, doutora Neusa Altoé
O reitor e a vice-reitora da UEM, professor doutor Leandro Vanalli e professora doutora Giselle Mendes de Carvalho, também participaram da homenagem
A homenagem, realizada na noite desta quinta-feira, 8 de dezembro, foi proposta pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues
O vice-prefeito Edson Scabora destacou que a homenagem à professora Neusa Altoé representa o reconhecimento da atuação da mulher e a importância da educação
Sessão Solene - 08/12/2022
Neusa Altoé agradeceu a homenagem e destacou “hoje vocês deixaram essa pessoa que tanto ama Maringá muito mais feliz, pois posso dizer com todo orgulho que sou maringaense de coração"
Vereadores e autoridades prestigiaram a sessão solene em homenagem a Professora doutora Neusa Altoé
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m