Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Gerentes da Secretaria de Saúde de Maringá apresentam dados e informações sobre a dengue
Assessoria de Imprensa - CMM 02/04/2024

A gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde de Maringá, Maria Paula Jacobucci Botelho, e o gerente de zoonoses, Eduardo Ribeiro, falaram sobre a epidemia de dengue que a cidade está enfrentando. O convite para a participação deles na sessão desta terça-feira, 2 de abril, foi do vereador Cristian Maia Maninho.

Maria Paula apresentou os números da dengue em Maringá e no Paraná. “Neste momento nossa cidade, nosso Estado e nosso país enfrentam uma epidemia de dengue. No estado são mais de 300 mil casos, em Maringá são mais de 7 mil casos. Nós estamos atuando intensamente para eliminar focos e atender os doentes.”

Ela destacou que é fundamental procurar ajuda médica imediatamente ao identificar sintomas da dengue. “Agir com rapidez é muito importante e aumenta as chances de cura.” Entre os sintomas estão febre, dor muscular e atrás dos olhos, tontura, sonolência, pressão baixa e sangramentos de boca e nariz, entre outros.

Eduardo disse que já houve uma primeira aplicação de fumacê na cidade em janeiro. “Em janeiro concluímos a primeira fase e agora estamos solicitando os produtos para fazermos a segunda fase. O fumacê é aplicado em cinco ciclos com intervalos de três dias entres eles”, explicou.

Ele informou que a definição dos locais onde serão feitas as aplicações é feita a partir da análise dos dados de infestação do mosquito e de casos da doença. “A aplicação é feita nos lugares georreferenciados. Os venenos a serem aplicados são definidos pelo Ministério da Saúde e envidados pelo governo federal e distribuídos pelo governo estadual.”

Os gerentes destacaram que todas as ações estão sendo realizadas pelo Município e que a população precisa continuar fazendo sua parte. “É fundamental manter quintais e terrenos limpos, evitar a proliferação do mosquito.”

Eles também responderam a questionamentos dos vereadores sobre o combate e prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Gerentes da Secretaria de Saúde de Maringá apresentam dados e informações sobre a dengue
Maria Paula Jacobucci Botelho, gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde de Maringá
Sessão Ordinária - 02/04/2024
Eduardo Ribeiro, o gerente de zoonoses de Maringá
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m