Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara acata veto do Executivo para cobertura em área de acesso às edificações
Assessoria de Imprensa - CMM 01/10/2024
Na sessão ordinária desta terça-feira (01), os vereadores de Maringá analisaram dois projetos e sete requerimentos de informação ao Executivo.

Em discussão única, foi acatado, por 13 votos, o veto total 1.039/2024, proposto pelo Executivo, ao projeto de lei complementar 1.460/2024 que acrescenta o artigo 28-A à lei complementar 888/2011 que dispõe sobre o Uso e Ocupação do Solo no município de Maringá.

O veto refere-se à autorização que as edificações residenciais, comerciais ou industriais pudessem construir, na área destinada ao recuo frontal obrigatório, uma cobertura para o acesso à edificação, perpendicular ao portão de acesso, observada a largura máxima de 3 (três metros) e que o escoamento das águas pluviais fosse efetuado, exclusivamente, para dentro dos limites do lote.

Em segunda discussão, foi aprovado, por 14 votos, o projeto de lei 17.028/2024 instituindo
o uso do “Cordão Tulipa Vermelha”, no âmbito do município de Maringá, como instrumento de orientação à identificação de pessoas com a Doença de Parkinson ou outro distúrbio do movimento.

O uso do “Cordão Tulipa Vermelha” tem, entre seus objetivos: sinalizar, discretamente, aos colaboradores dos estabelecimentos públicos ou privados a restrição motora; garantir o atendimento preferencial aos indivíduos acometidos pela doença de que trata esta lei e favorecer o resgate da autoestima, da dignidade e da cidadania das pessoas que convivem com a Doença de Parkinson ou outro distúrbio de movimento.

Para fins de entendimento e aplicação desta lei, considera-se a Doença de Parkinson uma enfermidade progressiva e incapacitante que atinge todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas, com prevalência entre 100 e 200 casos a cada 100.000 (cem mil) habitantes, acometendo, em sua grande maioria, pessoas com idade superior a 65 anos, sendo que, atualmente, estima-se que cerca de 15 a 20% dos diagnósticos confirmados sejam em indivíduos jovens, com idade inferior a 45 anos.

Também, em discussão única, foram aprovados todos os requerimentos de informação ao Executivo.

O conteúdo completo dessa sessão e todas as atividades da Câmara Municipal estão disponíveis no site: www.cmm.pr.gov.br.

Siga também os perfis nas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube.
Vereadores aprovaram uso do "Cordão Tulipa Vermelha" para identificação das pessoas acometidas pela doença de Parkinson
Vereadores aprovaram uso do "Cordão Tulipa Vermelha" para identificação das pessoas acometidas pela doença de Parkinson